domingo, 17 de outubro de 2010

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
Atualmente, a rede mundial congrega 1,5 bilhão de computadores de todos os tipos e tamanhos, telefones celulares e até alguns televisores e geladeiras. Dentro de 10 anos, estarão conectados à rede 7 trilhões de computadores, celulares, geladeiras, mas também aviões, carros, torradeiras, aspiradores de pó, torneiras, interruptores de luz, as próprias lâmpadas, cada objeto com seu IP individual, cada um encaminhando à rede informações sobre seu funcionamento.
A chave do futuro é saber usar com prudência e sabedoria tanta informação. No presente, estamos aprendendo a armazená-la e processá-la. São os primeiros passos para o mundo descrito acima. O segundo passo é descrito pelos especialistas como "computação de nuvem". 
  
A "nuvem" é um espaço de processamento e armazenamento de dados que não depende de nenhuma máquina específica  para existir. Ela vai mudar a economia e o cotidiano e permitir que qualquer objeto esteja ligado a internet.
O COMPUTADOR É A REDE                   
                         
A capacidade de processar e armazenar dados dos computadores para a internet é a chamada cloud computing ou computação na nuvem. 




VANTAGENS DO NOVO SISTEMA 

Laptos e Celulares : A grande vantagem da computação na nuvem para Laptops e celulares é a mobilidade. Programas e arquivos já não ficam trancados na memória de um computador, mas armazenados na nuvem. As pessoas tem acesso a sua vida digital de qualquer lugar e com vários tipos de aparelhos. 
A ESTRUTURA DA NUVEM


Ela é formada por centenas de data centers conectados à internet, os maiores pertencem a empresas como Microsoft e Amazon. A tecnologia da virtualização permite direcionar o poder do processamentos de dados desses parques de computadores de acordo com a demanda dos clientes. Nesse ambiente, softwares são um serviço. Desde meros editores de texto até os sistemas operacionais completos, como o Google Chrome OS, podem rodar na nuvem.    
                                          
     


Data Center: dentro dele, "máquinas fantasma" se formam de acordo com as demandas dos clientes     
BRIGA DE GIGANTES


A visão, que cria uma nova era computacional, transformará os computadores atuais em equipamentos desatualizados. Para o Google, a internet deve se transformar numa plataforma completa de aplicações, criando um mundo onde as pessoas não precisem mais instalar softwares, a única necessidade será uma conexão com a internet.
Para que isto se torne uma realidade, a empresa Google tem elevado significamente seus investimentos em redes de internet como WiMaxcabos multi-terabit submarinos e buscando tornar as redes de comunicações atuais voltadas para seus interesses.

         A Microsoft inaugurou em Taiwan, um centro de computação na nuvem, construído em Taipei para prover serviços em parceria com empresas locais. A produtora de software também fechou acordo com duas fabricantes taiwanesas para fabricação de servidores com novo design para virtualização. O anúncio da aliança foi durante a Computex, feira de eletrônicos, que acontece em Taipei. Batizado de centro de excelência de software e serviços, o projeto é o primeiro da Microsoft nesta área. O empreendimento foi anunciado em novembro do ano passado.


 Executivos das duas gigantes da internet deram fortes declarações nesta quinta feira apontando a crescente importância da computação na nuvem. Steve Ballmer, presidente da Microsoft, disse que a empresa esta completamente focada em desenvolver programas e serviços online. 
Já a Google aposta em dekstops se tornarão irrelevantes em 3 anos, sendo substituídos por dispositivos moveis.
Segundo Ballmer, cerca de 70% dos funcionários da Micrsoft estão trabalhando em projetos relacionados a nuvem e esse número chegará a 90% em um ano.